terça-feira, 19 de outubro de 2021

A ERA COGNITIVA

 


Ao longo dos anos, a tecnologia vem sendo cada vem mais progressista trazendo inovações importantes para nossas vidas, na qual transforma e facilita a rotina nas mais diversas áreas. Mas quando se fala sobre avanços tecnológicos, muitas vezes passamos despercebidos de que as principais mudanças tem relação com a maneira como interagimos com as máquinas. E quando falamos disso, tratamos da Era Cognitiva, ou também, Computação Cognitiva, onde permite uma adaptação aos dispositivos de Inteligência Artificial. 



De acordo com a consultoria IDC a adoção de sistemas cognitivos deve disparar a receita do setor dos 8 bilhões de dólares para 47 bilhões por volta de 2020, comprovando a tendência de investimentos nesse tipo de tecnologia — o que também vai impactar na competitividade de seus detentores.

Com isso, percebemos o constante uso dessa inteligência, e junto com ela o surgindo de profissões futuras e a retiradas de outras, tendo reflexões sobre seus pontos positivos e negativos.



Fonte: https://www.kyros.com.br/posts/ti/o-que-e-o-watson-bem-vindos-era-cognitiva/ . Acesso em 19 de outubro de 2021. 

segunda-feira, 18 de outubro de 2021

UNIVERSIDADE E SOCIEDADE- O MODELO DA NOVA UNIVERSIDADE, Boaventura de Sousa Santos e Naomar de Almeida Filho

 Há poucas semanas atrás, foi realizado a leitura do capitulo posto, onde o enfoque central do livro tem a universidade brasileira e sua reforma democrática ocorrida durante os tempos em pauta, fazendo reflexões e trazendo possíveis soluções de como contribuir para uma melhor transformação no meio acadêmico brasileiro.

Hoje, quando muito se debate sobre universidade, notamos um grande processo de diversificação dos modelos universitários se comparado a meados do século XIX, na qual as instituições brasileiras sofreram muito com a reforma imposta pelo governo militar na época. 

Diante disso, os conselhos superiores da UFBA (2006) iniciaram um processo de profunda transformação acadêmica, visando minimizar as sequelas da antiga universidade. As primeiras transformações ocorridas na estrutura tinha com o objetivo de capacitar os discentes há uma formação geral BI (Bacharelado Interdisciplinar)., divididas em ciclos, e a modalidade de cursos oferecidas em quarto áreas (Artes, Humanidade, Ciência e Tecnologia, Saúde).

Esse novo modelo de ensino visa uma formação mais ampla do mundo, podendo assim ter uma integração das diversas áreas do conhecimento. 

10 questões de Interdisciplinaridade   

https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fpedagogiaconcursos.com%2Fquestoes-de-concursos%2F10-questoes-de-interdisciplinaridade%2F&psig=AOvVaw3dSkbHrioEfCzF-WNW5nj_&ust=1634694228211000&source=images&cd=vfe&ved=0CAsQjRxqFwoTCMDq-tGx1fMCFQAAAAAdAAAAABAD


VESTIBULAR UFBA 2020 → Inscrição e Resultado 【VAGAS】

https://www.google.com/url?sa=i&url=http%3A%2F%2Fwww.fameb.ufba.br%2Finstitucional%2Femblemas-heraldicos&psig=AOvVaw1W3cQ76mf09dwgjz96CizG&ust=1634695396537000&source=images&cd=vfe&ved=0CAsQjRxqFwoTCPjJxIix1fMCFQAAAAAdAAAAABAD

Referência bibliográfica:

SANTOS, Boaventura; FILHO, Naomar. A Universidade no Século XXI: Para uma Universidade Nova. Coimbra, 2008. Acesso: 18 de outubro de 2021 

Inteligência Coletiva - Pierre Lévy

O filósofo tunisiano Pierre Lévy trata o estudo da interação entre a sociedade e o meio tecnológico, na qual coloca a internet como grande f...