Primeiras Palavras
O Paulo de Freire aborda como tema central do livro uma reflexão sobre a prática da educação progressiva, na qual consiste na ideia de uma transformação do meio social através da educação e condenado a pratica de representação voltada a interesses neoliberais. Tal proposta, tem com aspectos de propiciar aos alunos uma visão mais ampla no mundo, visando assim, questionar os conceitos adquiridos pelas instituições de ensino.
Esse processo de ensino enfatiza bem a necessidade de respeito do conhecimento entre o aluno e o educando, onde “ formar é muito mais do que puramente treinar[...]” (FREIRE, 1996, p. 9). De modo que, ensinar é algo mais do que instruir ao conhecimento, e sim, mostrar os motivos, argumentos para lidar eficientemente com seu ambiente e a si próprio, promovendo a liberdade de expressão crítica.
Freire enfatiza também a ética universal humana e que ela deve ser seguida por todos, pois um único indivíduo não pode ser considerado como sujeito histórico e reformador sem ter ética.
Com isso, podemos dizer que a educação é uma intervenção, onde através dela o mundo muda, com novas ideias e concepções, por tanto, jamais sendo neutra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário