Com o surgimento da pandemia, veio a necessidade de se adaptar a essa nova realidade em todos os meios profissionais e pessoais. Mas principalmente na área do ensino, onde a modalidade a distância começou a ganhar uma enorme visibilidade e diminuindo o modo presencial. Em uma pesquisa realizada pela Educa Insights em parceria com a ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior) demostra que a maior dos estudantes tem interesse no EAD contra uma baixa no presencial e essa tendência só vem a aumentar em 2022.
Matrículas cursos Presencial e a Distância
Segundo o Daniel Infante, sócio da Educa Insights, estima 1,3 milhões de novas matrículas em cursos presenciais e 1,5 milhões na online em 2022, afirmando ainda que o EAD vai superar o modo presencial no próximo ano.
Ainda assim, como toda mudança, a modalidade EAD apresenta diversos desafios enfrentados pelos educadores e seus estudantes, na qual podemos destacar: a autonomia dos estudantes, onde quando falo autonomia digo sobre a condição no aluno exercer uma liberdade, participação efetiva na construção do conhecimento, não ser apenas uma pessoa que consegue exercer determinadas tarefas, mas sim, tomar suas próprias decisões, e muitas dificuldades nas avaliações.
Mas diante desses obstáculos, os professores eles têm se reinventado cada dia mais para levar o melhor conteúdo para sala de aula de forma interessante e interativa, portanto não devemos esquecer que o trabalho tem que ser mútuo para um melhor aproveitamento de ensino.
Fontes: https://abmes.org.br/noticias/detalhe/3806. Acesso em: 02 de novembro de 2021
Nenhum comentário:
Postar um comentário